O Que é Fluência de Leitura?

Por: Prof. João Batista Oliveira

É a ponte que liga a leitura à compreensão de textos.  Ela se refere à leitura automática – primeiro de palavras e depois de textos. No caso dos textos, ela é tipicamente medida por indicadores de velocidade, número de erros e emissão dos sons da fala.

 

Há evidências fortes a respeito da relação entre fluência e compreensão: embora as relações não sejam causais, a correlação é forte.

 

A compreensão depende de outros fatores independentes da alfabetização e da fluência. Um “disléxico” inteligente tem muito mais facilidade para compreender do que para ler.  Um “paraléxico” tem uma fluência fenomenal, mas capacidade nula de compreensão.

 

Há um consenso sobre a melhor forma de promover a fluência: ler muito. Mas o argumento é circular: ler ajuda a adquirir fluência e ter fluência ajuda a ler. Isso se aplica para 10% da população, mas para os outros 90% é necessário saber como criar o círculo virtuoso e cortar o círculo vicioso de quem não lê muito porque lê mal, se cansa e se frustra.

 

Justamente por isso que, além de apenas incentivar o desenvolvimento do leitor, é preciso que o livro seja adequado para o nível da criança. Caso contrário, diante do excesso de dificuldades para ler, o leitor em formação pode se frustrar e desistir.

 

Nesse sentido, as obras do Craque da Leitura são selecionadas para cada nível de leitura. Por exemplo, para as crianças menores, as histórias foram escritas com menos palavras e com estruturas textuais mais simples, como:

 

“O sapo pula no formigueiro.  O formigueiro é a casa da formiga.” (Trecho do livro Nino e a casa dos bichos, para o nível 1).

 

Já, para as crianças mais velhas ou com nível de leitura mais avançado, são enviados livros com temas e estruturas textuais um pouco mais complexas (a complexidade aumenta gradativamente), como:

 

“Você quer saber do que são feitas as vacinas? Quer descobrir o que elas têm de tão especial para impedir que os vírus e as bactérias causem doenças?” (Trecho extraído do livro Vacina é tudo de bom, para o nível 4).

 

Isso é o que chamamos de livros decodificáveis. Ou seja, 90% do vocabulário compreende as palavras mais frequentes entre as crianças, para cada nível. Os 10% restantes do vocabulário são constituídos por termos um pouco mais complexos, para estimular a passagem para o próximo nível.

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