Querem viajar pela Terra e pelo Universo?

Por: Equipe Craque da Leitura
Em julho, o Craque da Leitura traz livros que levarão as crianças a conhecerem mais sobre o planeta Terra e o Universo. Está na hora de fazer as malas porque o tema deste mês será a maior viagem!

 

5, 4, 3, 2, 1… Chegou a hora de decolar! Neste mês, o Craque da Leitura levará seu filho para aventuras muito interessantes por dentro, por fora e ao redor de um planeta azul, que tem mais água do que terra e é o terceiro do sistema solar. Descobriu? Sim, é a nossa querida Terra! E como somos curiosos, mostraremos também informações valiosas sobre o Universo. Temos bastante tempo…

 

E por falar nele, o tempo na Terra é muito importante porque nos dá a contagem das horas, dos dias, meses e do ano. Sem contar, o período das estações do ano e a orientação do dia e da noite. Aqui no Craque da Leitura o tempo passa depressa. Começamos o dia pensando em temas divertidos para a leitura dos nossos craques e lemos vários livros para saber se eles vão gostar. A gente se diverte tanto em prol da fluência de leitura para as crianças, que quando vemos, já é para nos movimentarmos para casa.

 

Não é só a equipe do Craque da Leitura que se movimenta para lá e para cá. A Terra também está em movimento constante. Seja em torno de si mesma (rotação) ou em torno do sol (translação), o planeta gira sem parar sempre acompanhado da lua, seu único satélite natural. Tais movimentos fazem com que a Terra fique aquecida e determine que, se é dia no Brasil, então é noite no Japão.

 

É por isso que ela não é redonda. Não se espante! Iremos explicar… Na verdade, o planeta tem o formato elipsoide: achatado nos pólos e largo nas laterais. Seu centro apresenta camadas tanto do tipo sólida quanto líquida.

 

E se chegamos até o interior da Terra, é a vez de analisarmos a formação, as características e tipos do solo. Sabia que de todas as terras fora da água que formam os continentes e as ilhas do planeta, apenas 10% aproximadamente são cultiváveis? Por isso, o dever de cuidar do solo é de cada um de nós.

 

Daí de onde está, olhe para cima e tente ver as constelações! Dá para enxergar o Cruzeiro do Sul? Ele serve de orientação para quem busca o sul dos Pontos Cardeais. Mas, claro que não existe somente ele de constelação. Há 88 constelações! Na Bandeira do Brasil aparecem nove!

 

E a viagem de conhecimento sobre a Terra e o Universo ainda não terminou… Embarque junto com seu filho para ele adquirir a leitura fluente de maneira divertida e fluida com o Craque da Leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *