O ensino das virtudes por meio de mitos

Por: Equipe Craque da Leitura
Sabe aquelas histórias contadas por povos antigos, repletas de aventuras, deuses e heróis? Você pode utilizá-las para ensinar ao seu filho conceitos e princípios valiosos para ele entender o mundo e aplicar no cotidiano. Quer ver?

 

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar acontecimentos da realidade e fenômenos da natureza. Mitologia é a área do conhecimento que estuda os mitos e o nome dado ao conjunto de crenças de um determinado povo.

 

O número de mitologias é extenso já que reflete a grande diversidade cultural existente no mundo. E apesar de existirem muitos deuses e heróis, trouxemos um que é bem famoso e possui uma história repleta de ensinamentos: o poderoso Hércules, da Mitologia Grega.

 

Ao ler a história do homem mais forte do mundo, procure estimular a criança a identificar as virtudes do herói e os momentos em que Hércules não se comportou bem. O que ela faria se estivesse no lugar de Hércules?

 

Nessa história, você pode também pode conversar com seu filho sobre a benevolência, a justiça, a paciência, a sinceridade, a responsabilidade, o otimismo, a sabedoria, o respeito, a autoconfiança, a coragem, a determinação, a disciplina, a generosidade, a honestidade e a humildade. E, sobretudo, entender que todos nós – mesmo nossos heróis – somos uma mistura de virtudes e de comportamentos menos virtuosos.

 

Segue um breve resumo da história, para início de conversa:

 

Filho do deus dos deuses, Zeus, e de uma criatura mortal, Hércules carregava o poder de ser muito forte. Ele era muito forte mesmo! Mas, usava essa força para brigar e machucar as pessoas. Isso não era bom. Por não saber conviver em paz, foi viver sozinho nas montanhas.

 

A solidão fez Hércules repensar seu comportamento e decidir mudar. A mudança foi tão notória que ele conheceu uma bela jovem, se apaixonaram e casaram. Porém, no meio à felicidade do casal, a invejosa deusa Hera lançou um feitiço que fez nosso herói matar a mulher e os filhos. Ao acordar, ficou muito triste e envergonhado.

 

Porém, Hércules queria pagar pelo que fez. Então procurou o Oráculo de Delfos para pedir conselhos e parar de sofrer. O oráculo disse para ele fazer o que o Rei Eristeu mandasse. E o rei mandou o herói fazer 12 trabalhos conhecidos como “Os 12 Trabalhos de Hércules”.

 

Depois de completar todos os trabalhos, o Rei Eristeu disse que Hércules poderia ser feliz novamente. E então o herói casou de novo e viveu ao lado do seu novo amor por muitos anos. Já bem velhinho, Hércules foi viver ao lado dos deuses gregos e sua chegada foi marcada por uma grande festa.

 

Gostou? Então aproveite e adquira mais produtos sobre mitos e virtudes aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *