Setembro com o tema “As cidades têm história”

Por: Equipe Craque da Leitura
Só o Craque da Leitura incentiva a fluência de leitura do seu filho, com temas interessantes a partir da primeira página. Neste mês, é hora de ler sobre a formação do lugar onde vive.

 

O Craque da Leitura preparou um tema muito especial para este mês! Dedicamos o setembro para apresentar a história da humanidade às crianças de uma forma bem divertida e com informações curiosas sobre a formação do lugar onde elas vivem.

 

A proposta de “As cidades têm história” envolve informações desde a Pré-História, passando pela criação das cidades, as grandes navegações, a formação do povo brasileiro e as diferentes culturas existentes no Brasil. Quer ver como você pode contribuir para seu filho adquirir fluência de leitura?

 

Que tal aproveitar o dia que ele voltou de uma aula de História e contar que a história da humanidade começou na África, há cerca de 4,5 e 5,5 milhões de anos? E que esse continente é considerado “o berço da humanidade” porque foi onde surgiram os ancestrais mais antigos dos seres humanos modernos: os hominídeos.

 

Você também pode apresentar ao seu filho o que compõe uma cidade a partir da janela da sua casa. Prédios, instituições públicas e privadas, bancos, bibliotecas, padarias, escolas, parques, praças… E reforçar as profissões que contribuem para administrar tudo isso da melhor forma.

 

E lembra daquela viagem que fizeram e viram o mar? Ela pode ser o ponto de partida para aprofundarem o estudo sobre as grandes navegações. Afinal, com o surgimento das primeiras cidades, o contato entre elas e os seus habitantes foi se tornando muito frequente, principalmente em razão das trocas comerciais.

 

E por falar em habitantes, um dos avanços da Constituição de 1988 foi o de definir o Estado brasileiro como multicultural e pluriétnico, assegurando a liberdade religiosa, o princípio da não discriminação de qualquer tipo e repudiando o racismo, considerando-o como crime inafiançável.

 

Será que seu filho sabe dizer quantas pessoas passaram por ele hoje? Como elas eram? Tinham sotaque? Usavam que roupas? Através de perguntas simples inspiradas em nossos livros, você pode contribuir para que seu filho entenda que o Brasil é um país de muitas culturas porque carrega uma herança cultural rica originada pela diversidade de povos.

 

E ainda tem muito mais informações no Craque da Leitura! Acompanhe as novidades aqui e saiba como aperfeiçoar o nível de leitura e da compreensão de textos do seu filho com uma abordagem leve e atraente para as crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *